.
 


 
 
 
 
 
 
 

 


A centenária Igreja
Matriz de Barra Bonita

A igreja matriz em obras. Ainda não começara a construção da torre

  A chamada Igreja Matriz de São José, iniciou suas atividades em Barra Bonita em 1889 e, com esses fatos narrados no livro 100 Anos de Barra Bonita, uma das maiores obras intelectuais que a cidade já teve, patrocinada pela administração dr. Wady Mucare, o Duba. Ele reuniu quatro grandes cronistas que vivenciaram boa parte da história antiga de Barra Bonita e, unindo essa vivência com carinho, amor e muita pesquisa, eles conseguiram lançar o livro que é uma coleção de crônicas históricas de Barra Bonita. Os escritores-cronistas  de 100 Anos de Barra Bonita foram Celia Stangherlin, Renato Adamo Bolla, Írio Collor Bombonato e Luíz Saffi. Estes dois últimos, infelizmente, não puderam ver o final da obra, pois partiram antes, deixando a finalização do trabalho para Celia e Renato, que também partiram há alguns anos. Mas, não fosse o prefeito Duba e esses quatro heróis das letras, Barra Bonita talvez jamais tivesse ocasião de contar sua história...
  Bem, entre tantas maravilhas da história de Barra Bonita, quero citar a história da fundação da Igreja Matriz de São José, que apesar de já atuar no município desde o século 19, somente em 1922 foi lançada sua pedra fundamental e teve início as obras no local que em todas as cidades brasileiras passa a ser conhecido apenas como "praça da matriz".
 Não há registro sobre a inauguração da igreja, mas tomando por base que em 1926 foi demolida a Capela de São José, é evidente que parte da igreja estava concluída, já podendo receber os fiéis para os serviços religiosos. No entanto, ainda havia muito a ser feito, mas tudo indica que o templo foi concluído em 1963. Ele ainda passaria por várias reformas e ampliações, até 1980 e, mais tarde, em 1992, também recebeu reformas na chamada Praça São José e nova pintura. 
 



A Praça da Matriz, em 1933 - Fotos do  livro 100 Anos de Barra Bonita

  Como curiosidade, vale citar que os painéis e gravuras pintados no interior da nave, datam de 1951; a Praça São José foi inaugurada no Natal de 1932; a atual Casa Paroquial foi inaugurada em 1945; e o Salão Paroquial, em 1964. O pe. Nicola Giúdice, que deu início à grande obra, não teve o prazer de ver sua inauguração, pois faleceu antes. A primeira missa na Matriz de São José, em 1926, foi realizada pelo cônego Dario de Moura. O atual pároco do templo principal do catolicismo em Barra Bonita é o pe. Celso Maximino José, líder religioso na cidade há cerca de 20 anos. Agora, em 2017, ele deixou o cargo.
  A contar da data da criação da Capela de São José, em 1889 (e não da Paróquia de São José, em 1903), a Igreja Matriz de São José completou, até agora, no ano de  2017, 128 anos! 



A matriz hoje, reformada e mesclando sua beleza arquitetônica 
com a beleza natural das árvores e do azulado céu - Foto S.Ferraz

 

Continua assim que conseguirmos apoio cultural para este trabalho...


GRANDES MATÉRIAS
MUNDO SERTANEJO
NOSSOS HERÓIS
REVOLUCIONÁRIOS
ESPECIAIS
HOME PAGE
 
 
 
 
 
 

 

Sergio Ferraz - Todos os direitos reservados