O Inimitável Jerry Lewis



 Jerry Lewis, nome artístico de Joseph Levitch, nascido em 16 de Março de 1926 em Newark, Nova Jersey, EUA,  é um comediante, roteirista, produtor, diretor e cantor americano. 
 O grande comediante que participou de uma enorme quantidade de filmes, atuando sozinho ou em parceria com o ator-cantor Dean Martin, é filho de pais descendentes de judeus e russos. Seu pai, Daniel Levitch, era Mestre de Cerimônias e ator de Vaudeville e usava artisticamente o nome Danny Lewis. A mãe de Jerry, Rachel "Rae" Levitch era pianista de uma rádio. 
 Somando o talento artístico dos pais ao seu, Jerry Lewis ficou famoso por sua comédia estilo pastelão feita nos palcos, filmes, programas de rádio e TV e em suas músicas. Lewis também é conhecido por seu programa beneficente anual, o Jerry Lewis MDA Telethon, com o objetivo de ajudar crianças com distrofia muscular. 
 Jerry Lewis ganhou vários prêmios honorários incluindo os do American Comedy Awards, The Golden Camera, Los Angeles Film Critics Association e do Festival de Venice, além de ter duas estrelas na Calçada da Fama. Em 2005, recebeu o Governors Award da Academia de Artes e Ciências Televisivas e em fevereiro de 2009, Lewis recebeu da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas o Jean Hersholt Humanitarian Award, o Oscar Humanitário. 
 
 

Jerry Lewis partiu em 20 de agosto de 2017, aos 91 anos de idade, deixando mais de meio século de realizações artísticas e beneméritas. Um grande ator comediante, um grande ser humano. 

 

Ir para Memória Viva 19


GRANDES MATÉRIAS
MUNDO SERTANEJO
NOSSOS HERÓIS
REVOLUCIONÁRIOS
ESPECIAIS
HOME PAGE
 
 
 
 
 
 

 

Sergio Ferraz - Todos os direitos reservados