Antonio Fuss
O homem de Lamom


 
 

  
 
 

  Seu nome é Antonio Fuss e sua empresa chama-se Mecânica Lamon-Barra, e ali se conserta de caminhões a tratores, passando por embarcações e bombas para extração de areia. O sr. Antonio é especializado na chamada Mecânica Pesada. Mas isso praticamente quase todos de Barra Bonita e da região, já sabem. O que podem desconhecer, é que o sr. Antonio colocou o nome da empresa em homenagem à sua terra natal e à Barra Bonita. O GNT o entrevistou em sua residência em 2011. Ele já havia se aposentado...
  Nascido no ano de 1920 em Lamon, cidade ao norte da Itália, na divisa com a Áustria, local conhecido como Zona pré-Alpes, dado à proximidade das montanhas alpinas, Antonio Fuss ficou órfão de mãe aos 6 anos de idade. Seu pai, Joanni Fuss, trabalhava numa mina de carvão em Illinóis, EUA.
   Antonio Fuss foi acostumado ao trabalho desde pequeno. Quando completou 14 anos de idade  foi trabalhar como aprendiz de ferreiro, o que iria decidir seu futuro profissional. Ele conta que seu patrão era como um artista na arte de lidar com o ferro, e o pequeno Antonio aprendeu muito com ele.
  Em 1938, com a Itália sob o comando de Mussolini, Antonio Fuss ingressou nas Forças Armadas e foi testemunha da criação do 3o Eixo (Alemanha, Itália e Japão), com a Europa sob o domínio de Hiltler. Ainda na Itália, Antonio Fuss aderiu de vez à profissão de mecânico, especializando-se no conserto e manutenção de veículos e máquinas pesadas. Da Itália foi para a França, já no fim da guerra, onde continuou com a profissão que nunca mais abandonaria.
  Em 1951, já com 31 anos de idade, Antonio Fuss deixou a França e veio para o Brasil, a convite do irmão, também de nome Joanni, que já estava aqui. Só que antes de fazer sociedade numa oficina com o irmão e antes de montar a Mecânica Lamon-Barra, o imigrante, sem muita malícia, acabou entrando num negócio que o levou a perder todos os bens que tinha em Lamon, que o pai havia deixado. Levado na conversa fácil de um português, Antonio se meteu na vinicultura na cidade de São Roque, e ficou sem nada. Aos 40 anos, ele começou tudo novamente, do zero, trabalhando com seu irmão na oficina mecânica.
  Mas tudo passou e mais tarde, através de muito trabalho, Antonio Fuss, já com sua própria oficina, transformaria a Mecânica Lamon-Barra na mais respeitada oficina de mecânica pesada de Barra Bonita e toda região. Já melhor de situação, quando a saudade da terra aparecia, Antonio Fuss ia até lá. Por várias vezes ele e a esposa estiveram em Lamon. Ela, conhecendo, e ele matando saudade...
 Casado com dona Maria de Lourdes Marques, o casal tem uma filha, Rosália, e duas netas: Renata e Marina. Aos 90 anos de idade, já com 17 anos de aposentadoria, Antonio Fuss ainda parece manter a mesma energia do homem que veio de Lamon. Lúcido e forte, Antonio Fuss se diz realizado e feliz pelo que pôde dar à família. Não deu pra ficar rico, pois segundo ele, levou muitos calotes. "Já cheguei a queimar um caderno de anotações de serviços fiados, que eu sabia que não iria receber!", conta ele, reclamando que levou muito prejuízo por conta de maus pagadores.
  Ele recorda também que, no início, muitas pessoas o ajudaram em Barra Bonita e lembra o comendador João Rayes, um de seus maiores clientes. Hoje, seu genro, José Augusto, é quem administra a empresa.
  No entanto, Antonio Fuss se mostra triste em relação ao Brasil, pois diz que é uma terra abençoada, na qual Deus colocou tanta coisa bonita, mas o que estraga o País, são os políticos, reclama. "Hoje eu nem vejo mais tevê, para não ficar irritado. E por causa do que acontece, eu realmente fico triste de ter deixado uma existência aqui, pois só se tem uma existência", finaliza ele, que igual a tantos outros imigrantes, muito contribuiu para o progresso de Barra Bonita e que aqui deixou sua marca de profissional, de trabalho, honestidade e garra. A marca do homem que veio de Lamon!
  Antonio Fuss é memória viva, pois também fez parte da história de Barra Bonita. 

 .


.Ir para Memória Viva 11

 

GRANDES MATÉRIAS
MUNDO SERTANEJO
NOSSOS HERÓIS
REVOLUCIONÁRIOS
ESPECIAIS
HOME PAGE
 
 
 
 
 
 

 

Sergio Ferraz - Todos os direitos reservados