Dr. Dionysio Dutra e Silva
 O médico dos pobres

 
 
 
 
 

  O conglomerado habitacional da Cohab de Barra Bonita formado pelas popularmente chamadas Cohab 1, 2, 3 e 4, é cortado em toda sua extensão pela Avenida Dionysio Dutra e Silva. Todos conhecem a avenida, muito movimentada, já que é a artéria principal, ligando a Cohab a outro conglomerado conhecido por Sonho Nosso, além da avenida também portar um grande e pulsante comércio. 
  Porém, se todos conhecem determinada rua ou avenida - aqui no caso a Dionysio Dutra e Silva, muitos desconhecem a pessoa que deu nome ao logradouro. Então vamos conhecer quem foi o dr. Dionysio... 
  Dionysio Dutra e Silva ficou conhecido em Barra Bonita e região, como o médico dos pobres, pelo atendimento que dispensava à população mais carente da cidade, principalmente os que moravam nas barrancas, como diz o historiador Ademar Roberto Silva em seu livro Barrancas do Tietê. 
  Relata o escritor que, em 1918, mal as pessoas haviam se recuperado da gripe espanhola, chegou repentinamente a maleita. Os doentes, trêmulos de frio, se espalhavam pelas barrancas e pelas calçadas nas ruas. Os médicos Dionysio Dutra e Silva, Rufino de Alencar Neto e os farmacêuticos Demósthenes Gonçalves, Amir de Andrade e Silva e Evaristo Siqueira Pinto, ainda auxiliados por pessoas voluntárias, cuidavam dia e noite, incansavelmente, de todos os doentes. 
  Participando também da vida política de Barra Bonita, o médico Dionysio Dutra e Silva foi presidente da Junta Governativa no governo Getúlio Vargas, de 1930 a 1931. E, como prefeito, governou a cidade de 1931 a 1933.

 .


.Ir para Memória Viva 09

 

GRANDES MATÉRIAS
MUNDO SERTANEJO
NOSSOS HERÓIS
REVOLUCIONÁRIOS
ESPECIAIS
HOME PAGE
 
 
 
 
 
 

 

Sergio Ferraz - Todos os direitos reservados