Albino Périco


O amigo de todas as horas. Mais de 40 anos dedicados à saúde do semelhante!



 
 
 
 

  De origem modesta, Albino Périco nasceu numa família de descendência italiana. Com muitos irmãos, cada qual destacando-se em alguma área, sendo que um deles inclusive (José Périco), chegou a ser prefeito de Igaraçu do Tietê, Albino, por sua vez, teve o dom de farmacêutico, e a esse dom dedicou praticamente toda sua vida. 
  Após sua  farmácia, conhecida em toda a Barra Bonita, Igaraçu e região, como a Farmácia do Albino, completar 40 anos de atividades, mais ou menos em 2008, Albino resolveu parar. Já havia dado mais de 40 anos de sua vida em benefício dos seus semelhantes e era hora, não de parar de trabalhar, pois um italiano "vero" jamais para de trabalhar. Ele foi apenas dedicar-se a outros negócios da família... 
  Na farmácia, tudo começou com Albino trabalhando como auxiliar de enfermeiro durante a construção da Eclusa. Só que ele já havia trabalhado antes em Igaraçu do Tietê, na farmácia do ex-prefeito José Peraçoli e também com Domingos Bergamasco, em Rodrigues Alves, município de São Manuel, SP. 
 Então, com toda essa experiência, em janeiro de 1966 ele montou sua própria farmácia, que a princípio funcionava na rua Cônego Francisco Ferreira Delgado, também em Barra Bonita, até mudar-se para instalações próprias na rua 14 de Dezembro, onde está até hoje. Nos dias atuais, ainda é uma farmácia, mas sob outra administração, mas como lá ainda trabalham Helio e Mello, os dois mais antigos funcionários da "Farmácia do Albino", o estabelecimento continua sendo chamado assim. 

Helio e Mello, dois pilares na história da Farmácia do
Albino e na história farmacêutica de Barra Bonita


 João Carlos de Mello, com cerca de 40 anos na farmácia e Helio Donizete Martins, mais de 46 anos. Fico imaginando, pela competência, carinho e dedicação deles, o que seria se os dois tivessem estudado medicina. Creio eu, com toda convicção, que o povo teria dois médicos fora de série. Eles seriam "os médicos".
 

  Entrevistei o Albino quando ele estava com 67 anos de idade e ele diizia que seu braço direito era a filha, Maria Helena e confessou não ter ficado rico, mas ao invés disso, sempre trabalhou no que gosta, colocou toda sua energia e amor no negócio e nas 4 décadas da farmácia, conquistou vários amigos e, um dado dos mais importantes para a empresa: a conquista da confiança dos clientes. Tanto é que Albino já atende a 3 gerações. “Entre a maioria dos meus clientes, o pai, o filho e agora o neto, continuam clientes”, diz ele. 
Mas não  só os clientes que  é que foram e são fiéis. Entre seus funcionários, Albino teve Mello, com cerca de 40 anos na farmácia, Solange, que trabalhou por mais de 20 anos e o incrível Helio, acima citado, que ao lado de Mello, faz parte da história da farmácia. Na ocasião desta entrevista, Helio já contava 37 anos ao lado de Albino...

Albino homenageado em Barra Bonita

 Com a inauguração do novo laboratório do Hospital e Maternidade São José, em 2013, os barra-bonitenses ganharam um grande, remodelado e moderno laboratório. O local  passou por uma reforma geral, com o gerenciamento do Grupo Laboratório Integrado. Com essa mudança, segundo notificado à imprensa, o laboratório passaria a atender não somente os pacientes internos do Hospital, mas também toda a população! 
 Na noite de inauguração das novas instalações, presença marcante de personalidades de Barra Bonita e Igaraçu do Tietê, políticos, empresários, funcionários e autoridades em geral. 
 O novo laboratório, numa justa, merecida e já devida homenagem,  leva o nome do farmacêutico Albíno Périco, que esteve presente com sua esposa e filho para a inauguração da placa, que leva inclusive a sua foto. Para quem se dedicou tantos anos à saúde de outros, Albino e sua família e amigos, é claro, ficaram muito satisfeitos com a homenagem. 


Albino, ao lado da esposa, Maria José Ustulin, assiste ao 
descerramento da placa com sua foto. E o italiano acabou se emocionando.
(Foto Vector News)
..

Ir para Memória Viva 05

 

GRANDES MATÉRIAS
MUNDO SERTANEJO
NOSSOS HERÓIS
REVOLUCIONÁRIOS
ESPECIAIS
HOME PAGE
 
 
 
 
 
 

 

Sergio Ferraz - Todos os direitos reservados