Dona Caterina Biazio Ometto
Tudo começou com ela!



Dona Caterina - Album de família 
 
 

   Antonio Ometto e sua esposa, Caterina Biazio, desembarcaram no porto do  Rio de Janeiro em 1887, vindos de Pádova, Itália. Com o casal  vieram os filhos Constante e Carolina, e já em terras brasileiras, tiveram mais cinco filhos: José, Pedro, Jerônimo, João e Luiz. 
   Eles  moraram primeiro em Amparo e depois mudaram para Piracicaba onde trabalharam no cultivo de café. Em 1901, com a morte do patriarca Antonio, dona Caterina e  Constante passaram a comandar a família. 
   Por  volta de 1906, após muito trabalho e economia, os Omettos comprariam um sítio de 06 alqueires e, em 1911, a família já adquiria um sítio maior, de 23 alqueires. 
   Em 1914 os Omettos iniciariam a produção de aguardente da cana-de-açúcar, uma atividade que iria abrir grandes horizontes para eles. 
  Com o trabalho persistente e muita  garra, as propriedades dos  Omettos  iam se ampliando, e dona Caterina  resolveu fazer a partilha de terras, cabendo ao filho Pedro as propriedades de plantações de café em Barra Bonita, onde ele seria o fundador da empresa que se tornaria a maior usina de açúcar e álcool do mundo: a Usina da Barra (Ubasa), que infelizmente e desconsolo de velhos barra-bonitenses que ali trabalharam e de lá tiraram o sustento da família, já não existe mais.
  Após a morte do terceiro patriarca, Orlando Ometto, a Ubasa iria se transformar em apenas uma unidade produtora de açúcar e álcool, comandada por um grupo de investidores brasileiros e estrangeiros.  Apenas uma unidade, sem vida, sem alma, mas altamente lucrativa. Mas este é o objetivo. Dinheiro e mais dinheiro é o que importa para ávidos investidores...O ser humano é apenas uma peça a mais nesta engrenagem. E, como todas as demais peças, descartável.
 
 


O pioneiro, Pedro Ometto e sua esposa, dona Narcisa Chesini

Ubasa, fazendo sua história ainda na década de 70

Orlando Ometto, terceiro e último patriarca na história da Ubasa

A Ubasa, já sem uma identidade própria, a partir de 2000

Ir para Memória Viva 04

 

GRANDES MATÉRIAS
MUNDO SERTANEJO
NOSSOS HERÓIS
REVOLUCIONÁRIOS
ESPECIAIS
HOME PAGE
 
 
 
 
 
 

 

Sergio Ferraz - Todos os direitos reservados