Filipe dos Santos
A voz da liberdade





 
 
 

 Em 1720, em Taubaté, São Paulo, teve início uma revolta de alguns mineradores, liderados por Domingo Rodrigues do Prado, contra  a cobrança da Coroa portuguesa de um quinto do ouro extraido, o que era chamado pelos brasileiros de Quinto dos Infernos.
  A revolta fracassou, assim como as demais, mas ainda no mesmo ano, em Vila Rica, Minas Gerais, um simples garimpeiro de nome Filipe dos Santos Freire, ousou, junto com outros revoltosos, erguer a voz contra a cobrança, afrontando diretamente o poder da Coroa.
  A revolta foi sufocada, como em Taubaté e, após julgamento, os principais revoltosos presos são enviados para a prisão em Lisboa, Portugal, mas Filipe dos Santos seria usado pelos conquistadores como exemplo contra outras possíveis revoltas. Condenado à morte, ele foi amarrado à cauda de um cavalo, segundo uma das versões da história, e arrastado pelas ruas de Vila Rica até seu corpo se desfazer em pedaços. Em outra versão, conta-se que o herói foi amarrado entre dois cavalos, tendo seu corpo partido ao meio.
  Com a Revolução Francesa em 1789, surge novamente em Vila Rica uma nova revolta, chamada humilhantemente pelos portugueses de Inconfidência Mineira. Assim, após 69 anos da morte de Filipe dos Santos, outro herói, Tiradentes, verte seu sangue em busca da liberdade...
  Mas o que os dominadores portugueses esqueceram ou talvez nem soubessem - já que eram os opressores, e não os oprimidos, é que A LIBERDADE NÃO TEM PREÇO, e por ela muitos homens ainda verteriam, vertem e vão verter seu sangue sobre a terra, pois a Liberdade é o maior tesouro de um homem ou de uma nação! 
  As vozes de Beckman, Zumbi, de Filipe dos Santos e de outros valentes continuam ecoando, para que todo ouvido ouça que nenhum homem deve ser submetido à dominação e à escravidão por outro homem, e o sangue de Tiradentes, tragado pela terra, é a semente que dará sempre os frutos da Liberdade, ao seu momento certo, quando esta for ameaçada... 
 

                                                     Foto: Filipe dos Santos - Óleo de Maria Julia

 

GRANDES MATÉRIAS
MUNDO SERTANEJO
NOSSOS HERÓIS
REVOLUCIONÁRIOS
ESPECIAIS
HOME PAGE
 
 
 
 
 

 

Sergio Ferraz - Todos os direitos reservados