Dominação Goda

No ano 452,  Aldorico faz renascer a esperança da Catalunha livre. Quando o império romano  estava de acordo, aparecem os bagaudes que descendiam dos ilergetanos, dominadores de Lleida e muitas outras cidades de força importante. Lograram êxito contra Asturi e Weroban, que enviando ao imperador Valentino documento, por uma traição puderam fazer presa ao valente Arnau, capitão dos bagaudes. Mas no ano 454 estes renderam-se.


 Dominação Goda 
Morte de Amalaric

O arrianismo, religião dos Visigodos, fez acirrada perseguição aos cristãos no tempo de Amalaric. Este maltratava a sua esposa Clotilde somente por que era católica e não queria converter-se ao arrianismo que era a religião de Amalaric. O irmão de Clotilde, Xildebert veio  e sediou e saqueou Barcelona no ano  531. Quando Amalaric fugia derrotado para os mares do porto, os francos o aprisionaram e o mataram.
 

Dominação Goda e
invasão dos bárbaros

Os bárbaros do Norte atravessaram como um raio as terras catalanas, e estabeleceu-se nas terras da Peninsula a maior parte dessa gente. Eram de raça germânica e eslava. Os seus principais cabeças foram Alarico, Genserico,Teodorico e Ataulfo.


 Dominação árabe
Quintilia derrota os árabes em Montgrony no ano 778

 O príncipe de Quintilia, depois de sofrer as derrotas na Gália, comparece pelo inesquecível Montgrony fazendo fugir dos vales de Fresser e Ripoll aos muçulmanos. Montgrony foi como Covadonga de Catalunha por que ai puderam derrotar os mouros . No príncipe de Quintilia podemos ver ao primeiro herói da reconquista catalã.
 

 

  Seguir - Voltar página inicial